PEDIDO INDEFERIDO PELO INSS, O QUE FAZER ?
Meu Pedido de Aposentadoria Foi Negado!
O Que Faço?
Infelizmente, a negativa indevida pelo Instituto de Seguro Social (INSS) de benefício previdenciário é uma realidade.
Há muitos casos em que o segurado tem direito a aposentadoria, no entanto, a administração previdenciária nega o pedido, por uma infinidade de motivos.
De acordo a instrução normativa 77/2015 do INSS, o segurado que tem seu benefício negado poderá recorrer da decisão no prazo de 30 dias, lembrando, que o segurado não precisa constituir advogado para ingressar com referido recurso.
Igualmente, o segurado pode optar por ingressar com seu pedido de aposentadoria na via judicial, sendo que neste caso, também há a possibilidade de ingressar com ação sem a necessidade de um advogado, mas isso se restringe para os casos em que o valor da ação seja de até 60 salários mínimos.
Ocorre que em virtude da extensa e complexa legislação previdenciária, a procura por um advogado é indispensável para o sucesso da sua demanda.
O Advogado irá analisar diversos aspectos, tais como:
- Histórico laborativo do segurado;
- Se falta algum documento importante;
- Necessidade de se fazer acertos no CNIS;
- Verificará se o segurado poderá utilizar demandas trabalhistas que devem ser realizadas para comprovar algum período ou salários faltantes no cálculo do benefício, entre outros.
Além disso, o profissional especialista irá definir qual é a melhor estratégia de defesa para que o segurado obtenha sucesso.
Por fim, quero destacar para você leitor que não se conforme com a decisão do INSS que negar seu benefício. Lembre-se, o primeiro passo em busca de seu direito deve ser dado por você.
Até a próxima.
